O PPGECI, considerando sua condição de Programa Associado, possui duas instituições - UFRPE e FUNDAJ - com instalações físicas, laboratoriais e um sistema de biblioteca privilegiado das duas instituições públicas que possuem salas para aulas, gabinetes, laboratórios e espaços para eventos e reuniões.
No âmbito da Fundaj, possui três Campi em Recife e um no Cabo (onde funciona o Memorial de Joaquim Nabuco e um espaço para eventos). Desde sua criação, o programa tem a sede da sua secretaria funcionando na Fundaj, no Campus Anísio Teixeira, no bairro de Apipucos. Os campus dispõem de espaços de convivência com estrutura para refeições (com microondas, geladeiras) e lanches (com água e café disponíveis). Docentes da UFRPE podem dispor de toda a infraestrutura dos campi da Fundaj, desde as salas de reuniões (de orientação ou de grupos de pesquisa), os auditórios e laboratórios para diversas atividades acadêmicas.
A Fundaj disponibiliza uma sala específica para secretaria e para as coordenações dos dois Programas, mas com profissionais e equipamentos distintos. Além de:
- No Campus do bairro de Apipucos existe uma sala usada para reuniões do Colegiado e para eventos de pequeno porte (capacidade para 40 pessoas), muito bem equipada - Sala Gilberto Osório. Aulas e reuniões acontecem nas duas instituições, predominando as aulas na Fundaj que conta com diversos espaços que também são compartilhados com outro programa da instituição.
- No Campus Derby são 4 salas de aulas amplas, sala com gabinetes de leitura, sala de reuniões, dois auditórios (100 e 60 pessoas), sala/auditório de cinema. A Fundaj disponibiliza para docentes do PPGECI (da Fundaj e da UFRPE) e discentes, gratuitamente, acesso aos três cinemas e um museu (antropológico) - distribuídos em seus campi.
- Nas dependências da Fundaj, existe um laboratório, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, equipado com 6 computadores (da UFRPE), conectados à Internet e que podem ser utilizados pelos/as discentes e docentes.
- Na Fundaj está disponível o multiHlab, um laboratório multiusuários de humanidades com foco no uso de tecnologias para o ensino das humanidades digitais.
- Na FUNDAJ está disponível um laboratório nominado como Villa Digital, um espaço multiusuário criado para pesquisa nos acervos da instituição - funciona das 8h às 17h. Também possui uma pequena sala (com 20 lugares) para projeção, reuniões,etc. A Villa é localizada em um casarão do século XIX, restaurado e requalificado para os novos usos, e vinculada ao Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra).
No Departamento de Educação da UFRPE, há à disposição dos/as estudantes e dos/as docentes do PPGECI, um laboratório de informática equipado com 24 computadores, conectados à Internet, e que funciona das segundas às sextas, das 8h às 18h. Também:
- O Laboratório de História das Infâncias, localizado na Biblioteca Central da UFRPE, que compõem mais de 600 obras raras e exclusivas voltadas para os estudos sociais das infâncias.
- Restaurante universitário com almoço e jantar a preços simbólicos.
Bibliotecas
O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SiBi/UFRPE), criado em 2014, é constituído por 01 biblioteca sede administrativa e coordenação técnica (BC), localizada no campus de Dois Irmãos, Recife; Além das bibliotecas setoriais:
- Biblioteca da Unidade Acadêmica de Garanhuns (BS - UAG),
- Biblioteca da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (BS-UAST),
- Biblioteca da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (BS-UACSA) e a Biblioteca de ensino médio e profissionalizante do Colégio Agrícola Dom Agostinho IKas (BS-CODAI), localizada em São Lourenço da Mata.
A UFRPE dispõe de acesso ao Ebook Central fora da rede da UFRPE (acesso remoto), é possível realizando a configuração do proxy. Também possui, em sua estrutura de bibliotecas, um sistema EBRARY o qual ajuda sobremaneira na integração das informações, por consequente na disponibilidade dessas informações aos usuários e às usuárias.
Conta com a Biblioteca Central Blanche Knopf da Fundaj (sede em Apipucos) que possui um dos maiores acervos do país na área das Ciências Sociais e Humanidades, com grande acervo histórico. São cerca de 105.000 volumes entre livros, folhetos, teses e periódicos nacionais e estrangeiros.
Espaços para eventos
Na UFRPE:
- Salão Nobre da UFRPE, localizado no prédio de Reitoria da UFRPE, comporta cerca de 600 pessoas;
- Anfiteatro do CEGOE que comporta cerca de 300 pessoas e tem estrutura física de teatro;
- Auditório da PRAE, com a capacidade de cerca de 160 pessoas, localizado na Pró-Reitoria de Extensão da UFRPE;
- Auditório da PRPPG, localizado dentro da Pró-Reitoria, comporta cerca de 60 pessoas;
- Salas da Biologia, 3 salas com capacidade para 100 pessoas cada uma delas;
- Sala de Seminários do Departamento de Educação, com capacidade para cerca de 60 pessoas;
- Sala de Seminários do CEGOE, comporta 120 pessoas;
- Salas do Bloco B do Departamento de Educação, com capacidade para 80 pessoas.
Na Fundaj:
- Sala Calouste Gulbenkian, com capacidade para 120 pessoas;
- Sala Aloísio Magalhães, comporta 100 pessoas;
- Auditório do Engenho Massangana, localizado no Cabo de Santo Agostinho, com a capacidade de 36 lugares;
- Auditório Benício Dias, com 208 lugares;
- Auditório Sylvio Rabelo, com a capacidade de comportar 52 pessoas.