O processo de planejamento de estratégico do PPGECI envolve duas dimensões do nosso programa, uma que trata da autoavaliação e outra que visa projetar o programa para o futuro. Dessa forma, consideramos que planejamento e autoavaliação são processos interdependentes e indissociáveis. Os programas de pós-graduações estão inseridos em uma realidade complexa e dinâmica, marcada por transformações constantes que envolvem novos paradigmas educacionais e avanços nas ferramentas culturais que tornam a sociedade cada vez mais interativa e conectada.

Compreendemos que o programa tem funcionado como um laboratório singular para novas experiências e aprendizados constantes entre docentes e discentes. Nesse contexto, o PPGECI vem procurando adaptar-se às mudanças sociais e tecnológicas e construir modelos e métodos colaborativos e participativos de construção, divulgação e utilização dos conhecimentos.

Estando pautado nessas novas dinâmicas, o processo de autoavaliação e planejamento estratégico adotado pelo PPGECI acompanha o Plano de Desenvolvimento das duas instituições âncoras do programa, a Fundaj e a UFRPE (http://www.ufrpe.br/br/content/aprovado-plano-de-desenvolvimento-institucional-da-ufrpe-no-per%C3%ADodo-2021-2030), buscando a inovação e a melhoria do seu desempenho enquanto formador de docentes e pesquisadores/as, comprometidos/as com a realidade social na qual se insere.

O Plano de Desenvolvimento Institucional da Fundaj 2020-2025 foi iniciado em 2020 e construído a partir do processo de avaliação registrado no seu Relatório de Gestão 2020 que envolveu os setores da instituição, partindo de percepções internas e externas da Instituição e tendo como resultado a focalização nas ações institucionais e a integração entre ás áreas finalísticas.

A missão institucional foi redefinida, sendo assim expressa:

"Gerar e difundir conhecimento no campo das humanidades com a finalidade de identificar e atender a demandas e necessidades relacionadas à educação e à cultura, compreendidas de forma interdependente, com vistas ao desenvolvimento justo e sustentável da sociedade brasileira”. Sua visão para o final do período é “ser reconhecida por inovar na criação e desenvolvimento de projetos, ofertando serviços que explorem a interdependência entre educação e cultura, contribuindo para a efetividade de políticas públicas".

Em fevereiro de 2021, foi aprovado o documento “Planejamento Estratégico 2020-2025” que define “oportunidades, forças, desafios e um mapa estratégico para a gestão” e contou com “ampla participação dos funcionários e o trabalho foi bastante elogiado, todos se sentiram contemplados”

Por sua vez, em novembro de 2021, a UFRPE aprovou o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2030) que se constitui como um documento orientador  para os próximos anos. O processo de elaboração do plano teve início com a emissão da Portaria nº 908/2019–GR, de 25 de julho de 2019, posteriormente atualizada pela Portaria nº 996/2020–GR, de 19 de novembro de 2020, nomeando uma Comissão Executiva que contou com a participação de mais de 100 atores institucionais, sendo considerado o PDI mais participativo da história da UFRPE. 

Anualmente, realizamos um Seminário de Autoavaliação e Planejamento do PPGECI que assume uma dinâmica dialógica e participativa de fazer a gestão do programa buscando aproximar, por um lado, nossos projetos e a definição das nossas ações às propostas de desenvolvimento institucional da UFRPE e da FUNDAJ, considerando as necessidades regionais, mas também, os contextos nacionais e internacionais e, por outro lado, identificando incoerências entre os objetivos e a missão do programa e o desenvolvimento de suas atividades.

Do ponto de vista metodológico, o seminário anual de autoavaliação e planejamento acontece em dois dias, com a carga horária de 12 horas, com a participação de todos/as os/as docentes, dois representantes discentes e o pessoal de apoio técnico do Programa. Os temas trazidos para a discussão nos seminários contemplam as metas de consolidação e ampliação do programa, o fortalecimento das relações interinstitucionais, a visibilidade e inserção social do PPGECI, a formação e atualização dos(as) docentes, a produção intelectual, tanto no que se refere à qualidade das dissertações e publicações de discentes e docentes, como na participação em reuniões e eventos científicos, e as condições de infra-estrutura e de recursos humanos para o funcionamento do programa.

No ano de 2021, o Seminário de Avaliação e Planejamento do PPGECI aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto e teve os objetivos de:

  • a) discutir a avaliação da Pós-Graduação no Brasil (Plano Nacional de Pós-Graduação; Princípios da avaliação da CAPES; Avaliação da CAPES; Panorama dos ppg's em Educação no Brasil);
  • b) compartilhar e discutir as informações enviadas na Coleta CAPES (Dimensões da ficha de avaliação: programa, docentes, aluno/as e egressos/as, impacto social e internacionalização);
  • c) identificar possibilidades nas ações do PPGECI (disciplinas; orientação de dissertações; organização e realização de eventos; trabalhos desenvolvidos nas comissões; outros);
  • d) planejar ações futuras (Início do processo de planejamento para o próximo quadriênio; Definição da comissão de seleção 2022; definir cronograma para a eleição da coordenação).

Principais diretrizes discutidas no seminário de autoavaliação e planejamento:

  • Perspectiva de ampliação e consolidação do programa, tendo em vista a construção de uma proposta de doutorado. Essa diretriz reflete o amadurecimento epistêmico do programa e sua capacidade de desenvolver metodologias inovadoras para o percurso formativo dos/as seus/suas discentes. Será iniciado um processo coletivo de discussão do programa, no que tange as linhas de pesquisa, a grade curricular, as disciplinas, em especial, foi apontada a necessidade de aumentar o número de eletivas. 
  • Produção intelectual do PPGECI. A avaliação feita indicou um fortalecimento dessa dimensão, com o aumento tanto de publicações de docentes quanto de discentes e egressos. Como ações propostas, foram discutidas as possibilidades de publicações dos egressos, como resultado dos encontros anuais realizados pelo PPGECI, e mais duas publicações, uma de natureza mais epistêmica e outra com uma reflexão sobre a experiência formativa do programa.
  • Objetivo de acompanhar o percurso profissional dos/as egressos/as do PPGECI, com vistas à compreensão sobre a importância da formação em educação, culturas e identidades para a sua vida profissional individual e coletiva, como também com vistas a ajudar o/a egresso/a na sua inserção na docência e na pesquisa.
  • Dimensão social e cultural do programa e aos impactos na sociedade, em geral, e na academia, em particular. A autoavaliação feita considera que essa dimensão é muito relevante no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo PPGECI. A discussão apontou a necessidade mais instrumentos de registros das ações desenvolvidas dirigidas a setores da sociedade e ao público em geral. Também foi elencada a necessidade de produção de um periódico do programa que tivesse o objetivo de registrar e divulgar experiências e estudos sobre as temáticas relacionadas ao programa.
  • Internacionalização do programa que se constituiu como apoio institucional à participação de docentes e discentes para participação em pesquisas com grupos de pesquisa internacionais, apresentação de trabalhos em eventos fora do país, possibilitando a circulação dos docentes, discentes e egressos/as para a articulação com grupos e instituições internacionais e a melhoria da qualidade do nosso trabalho acadêmico tanto no que diz respeito às atividades de ensino e orientação das dissertações como na construção de projetos de pesquisa que entrem no debate educacional internacional.