Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades - PPGECI, do Departamento de Educação, da Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE), provém da conexão institucional e acadêmica desenvolvida ao longo dos anos com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). 

Iniciou seu funcionamento em 2014, na área de concentração Processos Educativos, Culturas E Identidades, destinados a candidatos(as) graduados(as) que visam aprofundar estudos e pesquisas. O programa oferece curso de mestrado (stricto sensu), tem a duração de 24 meses, cursados na modalidade presencial.

O curso tem como eixo temático articulador a inter-relação entre Educação, Culturas e Identidades, que remete a um processo de crítica epistemológica e de construção de uma práxis formativa inovadora de pesquisadores (as). Neste sentido, oferecerá uma formação plural, numa perspectiva interdisciplinar, para que, ao final do percurso, os (as) pós-graduandos (as) sejam capazes de compreender e desenvolver processos educativos e culturais complexos, diante dos desafios da contemporaneidade e responder às necessidades formativas em seus aspectos políticos, cognitivos, afetivos e culturais. 

Recebeu conceito 4 na sua última avaliação (2020).

Objetivos do Programa

  • Analisar as tensões subjacentes à história da formação sociocultural brasileira e as conexões existentes entre os processos de construção de identidades na educação, desenvolvidas em espaços escolares, em movimentos sociais, em contextos rurais e urbanos;

  • Analisar o desenvolvimento humano, os processos cognitivos, a aprendizagem e as políticas de atendimento à infância e à juventude em diferentes momentos histórico-culturais;

  • Analisar programas educativos e culturais, compreendidos numa perspectiva de transformação social, econômica e geopolítica, com ênfase na formação humana e cidadã;

  • Possibilitar a compreensão de forma mais apropriada dos processos de formulação e gestão das Políticas Públicas culturais e educacionais, bem como a análise dos movimentos sociais e práticas educacionais e dos processos educativos em torno da infância e da juventude contribuindo para o aprimoramento da realização dessas políticas pelos órgãos governamentais.